domingo, 19 de fevereiro de 2012

Dica Importante Para Não Perder o Rumo e a Direção na Vida - Texto pe.Robson de Oliveira


19 de Fevereiro de 2012

Olá amigos. É Sempre bom ter de quem ouvir bons conselhos, de quem receber orientação e ter quem nos ilumine a mente e alma em todos os momentos da vida. Porém quando não se tem de quem ouvir, podemos buscar outros meios seguros . Então estou postando um belo texto do padre Robson de oliveira, para reflexão e uso diário. Para quando nos sentirmos um pouco ou muito perdidos, confusos. Eu li e me fortaleci um pouco mais. Pois sejam quais forem os meus projetos, não posso me esquecer de que Deus é o objetivo maior. E eu rezo para jamais fazer qualquer coisa nesta vida que me afaste de Deus. Eu não suportaria viver sem ELE. Espero que gostem . E desejo que tenham uma semana Santa em paz!      Cirlene Dto. / pseudônimo: Novinsky Guinsburg



 Deus é a Bússola da Nossa Vida

Autor:  Padre Robson de Oliveira - Trindade / Góias  - Santuário do Divino Pai Eterno


Já sei. Alguns pensarão: “O padre está sendo saudosista. Falar de Bússola quando se pode usar a linguagem do GPS?” Sim! Estou a me referir daquela envelhecida caixa, que se vale de uma pequena agulha, para indicar o eixo magnético da Terra. Não faço referência às modernas bússolas, utilizadas para prever terremotos ou mapear profundidades no oceano. Estou a discorrer sobre a antiga mesmo.
Um utensílio naval, responsável pelos grandes descobrimentos da história. Por meio dele é possível encontrar a direção entre Norte-Sul, Leste-Oeste e determinar uma trajetória. ‘Rumo’ e ‘orientação’ são as características mais importantes de uma bússola. No navio ela é conhecida como agulha de marear. Só tem utilidade devido ao seu poder de atração, gerado pelo ferro magnético, em sua seta-guia.
Por outro lado, o GPS (Global Positioning System) é comandado por sinais de satélites e dados matemáticos, capazes de indicar a exata localização de um determinado ponto geográfico. Os satélites estão a uma distância de 20.000 km, percorrendo a órbita do planeta pelo o menos duas vezes ao dia. Já a bússola esta ali, próxima de nossas mãos. O GPS é um receptor, a bússola uma orientadora. O primeiro localiza, o segundo indica. Se um determina, o outro aponta para um norte. Por isso, a linguagem da bússola combina mais com a espiritualidade cristã.
Peregrinando na imensidão de águas azuis está o barco da nossa vida. Uns possuem apenas um remo. Outros têm possantes motores. Cada um cresce com sua embarcação à medida que avança na fé. Em alguns momentos somos conduzidos por ventos leves e calmos. Mas, também há as grandes tempestades em alto mar. Elas podem demorar ou vir rapidamente. Às vezes, são tão velozes que é impossível emitir um alerta. Ninguém nunca nos enganou, dizendo que não haveria temporais na navegação. Comandantes, marinheiros e passageiros sabem muito bem disso. A culpa não é do mar, nem tanto do vento. Talvez, seja consequência de nossas escolhas. Aquela mania constante de não darmos atenção merecida à bússola da nossa vida: o próprio Deus!
Nem sempre, mas em determinados momentos nos comportamos como crianças birrentas e teimosas. Queremos aquilo e pronto, sem ao menos pensar nas implicações de nossas escolhas. Isso é inconsequência. Não correspondemos às prudentes manobras, insistindo em seguir por uma rota perigosa. Arriscamos os frutos do Evangelho em nós. Deixamos à deriva as bagagens que acumulamos, pela insistência de viver a euforia do momento. O navio da vida também encalha e para não naufragar é sustentado pelas mãos do Pai.
Quantas vezes, motivados pelo nervosismo injustificado, ferimos aqueles que estão navegando em nossas embarcações. Carregamos suas vidas, seus sonhos, suas memórias. Não os valorizamos e assim permitimos que, em meio às fortes ondas, estes se tornem desaparecidos de nossa vida. Basta agitar e retirá-los. Quando excluímos pessoas pelo seu jeito de ser e pensar, pela sua cultura e opções, catalogando-as entre puras e impuras, estamos a afogá-las nas águas, jogando-as às feras marinhas. Não nos esqueçamos de que também somos responsáveis pela salvação daqueles que entraram em nossa história. Quem sabe eles não estão ali aguardando o colete salva-vidas que possuímos?
O mar não é um lugar de aventuras. Ele também pode ser traiçoeiro, fazendo com que tenhamos que lutar pela vida: contra a desidratação, a hipotermia (perda de calor) e ao ataque de tubarões. Sobrevivemos quando saímos do naufrágio, causado pelos problemas e pelas grandes dificuldades. Não ficamos perdidos no mar, quando permitimos que Deus seja a direção que nos conduz.
Por mais que a água do oceano da vida tende invadir nosso refúgio seguro, o Pai nos concederá meios concretos para resistirmos às tribulações. Mas, precisamos ter claro de que Ele é a bússola. Nunca assumirá o nosso lugar no comando da existência. Deus não nos infantiliza, pelo contrário, nos emancipa na fé.
Não sei se você que lê este artigo é uma balsa, se está entre caravelas, se é um iate desportivo, um grande navio, uma simples canoa ou um enorme transatlântico, com a vã onipotência de suas rotas oceânicas. Nada disso importa no coração do Pai Eterno. Podemos ser apenas um bote. Independente daquilo que somos, o fundamental é se deixar guiar pela Bússola da nossa fé. Deixar-nos conduzir pelo Amor e não pelo ódio. Viver do apelo Divino e de acordo com a Sua santa vontade. Não por submissão cega, mas por escolha livre e responsável.
Termino com a letra desta bonita e significativa canção: “Se as águas do mar da vida quiserem te afogar, segura na mão Deus e vai. Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar, segura na mão de Deus e vai. Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus, pois Ela, Ela te sustentará. Não temas, segue adiante e não olhes para trás! Segura na mão de Deus e vai!”.





Pe. Robson de Oliveira, C.Ss.R.
Missionário Redentorista, Reitor da Basílica de Trindade e Mestre em Teologia Moral pela Universidade do Vaticano.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O que mudou na nossa realidade?

Dia 1 de Fevereiro de 2012

Passou o Natal, Passaram as comemorações do Ano Novo.
Eu tive a oportunidade ver que as pessoas mesmo nessas ocasiões tão especiais, que são o Natal e o Ano Novo continuam agindo da mesma maneira.
As pessoas desonestas continuam agindo com desonestidade; as pessoas mentirosas continuam mentindo sem parar; as pessoas de mau caráter continuam enganando, prejudicando as outras pessoas; os ladrões continuam roubando; os presos fogem e praticam crimes durante o tempo em que são beneficiados com a saída temporária; os corruptos continuam roubando, armando esquemas, os políticos continuam tirando vantagens de todas as situações; os assassinos continuam fazendo vítimas; os acidentes de trânsito aumentam;as pessoas cruéis continuam maltratando  e ferindo inocentes.
As pessoas boas continuam sendo boas; as pessoas que rezam durante o ano todo, rezam com mais calor na alma ao se lembrarem de Jesus e renovarem as esperanças para o novo ano; as pessoas caridosas continuam fazendo caridade; as pessoas de paz continuam vivendo sem provocar ninguém, sem brigar com ninguém; as pessoas de bem continuam a buscar ajudar os amigos; as pessoas honestas continuam preocupadas em seguir as regras ; as pessoas de fé continuam de bem continuam acreditando que devem fazer o bem apesar de tudo;as pessoas alegres continuam sorrindo apesar de tudo;as pessoas guerreiras continuam defendendo seus direitos.
E assim vamos ...
Com tristeza prestei muita atenção nas noticias dos jornais,da televisão, das redes sociais, e aqui nas redondezas, perto de onde vivo, e verifiquei que infelizmente a lembrança da vinda de Jesus ao Mundo para nos salvar não significa Nada para muitas pessoas.
Refletindo entristecida, abri a bíblia mais uma vez ,me perguntando : Senhor o que o senhor espera das pessoas de bem nesse mundo em que vivemos? Senhor o que realmente o senhor deseja de suas filhas e filhos que O Amam sinceramente?
Nenhuma palavra ecoou na minha sala, nenhuma luz surgiu das nuvens como mágica, nenhum som de trombeta ressoou.A Voz de Deus não surgiu no ar.
Eu na condição de filha de Deus, na condição de quem O Ama profundamente confio Nele.
E penso que ele tenha ouvido minhas perguntas e está encontrando formas de me responder.
Eu sinceramente desejo que sejam respostas vindas de forma que eu as compreenda.Pois na minha simplicidade, posso não perceber essas respostas do Nosso Criador.
Mas acredito que Ele não me deixará sem respostas.
Então pacientemente esperarei , viverei dentro dos valores que considero corretos e dignos .
Mas a minha constatação sobre a realidade me levou a uma conclusão séria e triste: Do meu ponto de vista as pessoas não tem entendido o que a igreja oferece aos seus filhos. E a igreja não tem executado sua tarefa tão bem como poderia. Não é uma crítica,mas uma dedução.Pois que outras explicações se tem para o fato das pessoas não vivenciarem o que aprendem na igreja? De não colocarem no dia a dia o evangelho de Jesus Cristo?  Porque razão jovens católicos participam de grupos de jovens católicos nos finais de semana e depois vão consumir maconha,como ocorre aqui na cidade do interior onde eu moro?
Porque os padres, e líderes católicos permitem que jovens viciados assumam papéis de destaque no movimento de jovens da igreja católica? Porque padres fecham os olhos e fingem que não vêem atitudes de membros da igreja que vivem atendendo interesses políticos e não cristãos, atendendo interesses de grupos 
e não aos interesses da igreja que é  o de evangelizar e dar exemplo aos demais?
Pois é demorei para postar, porque queria refletir sobre a realidade das pessoas que partcipam da igreja, que usam belas roupas, adoram aparecer nas missas, e adoram viver grudadas nos padres.Mas que na verdade nada acrescentam á igreja , á função da igreja. Pelo contrário causam vergonha por usarem o seu tempo com fofocas, com maledicência, cuidando da vida pessoal das pessoas que vão a igreja.
Existem aquelas pessoas que se acham donas da igreja, que mandam nos padres, e tudo porque fazem doações, contribuem com o dízimo da igreja. e transformam a igreja numa extensão das suas casas.
E o mais constrangedor é ver que muitos padres aceitam essa situação passivamente, e até adoram ser bajulados por pessoas desse nível.
Então as orações e pedidos neste final e início de Ano Novo foi dirigida a Deus, pedindo a ELE que fortaleça, ampare, encoraje, e sustente aquelas pessoas que O Ano Todo:
continuam sendo boas; as pessoas que rezam durante o ano todo,  e rezam com mais calor na alma ao se lembrarem de Jesus e renovarem as esperanças para o novo ano; as pessoas caridosas  que continuam fazendo caridade; as pessoas de paz  que continuam vivendo sem provocar ninguém, sem brigar com ninguém; as pessoas de bem que  continuam a buscar ajudar os amigos; as pessoas honestas que continuam preocupadas em seguir as regras ; as pessoas de fé  que continuam de bem continuam acreditando que devem fazer o bem apesar de tudo;as pessoas alegres que  continuam sorrindo apesar de tudo; as pessoas guerreiras que  continuam defendendo seus direitos.
Para as demais deixo que elas próprias orem para Deus quando precisarem!



Cirlene Dto.
1/02/2012